OPORTUNIDADE! Edital FIMAT 01-2024 - Processo Seletivo para bolsista de Pós-Doutorado

Fevereiro 9, 2024

O Programa de Pós-Graduação em Ciências – Área de Concentração: Física de Materiais (FIMAT) da Universidade Federal de Ouro Preto torna pública a abertura das inscrições para o processo seletivo de bolsista do Pós-Doutorado em Física e Física de Materiais para realização de estágio pós-doutoral no FIMAT em Parceria com Empresa.

O bolsista atuará em colaboração com uma empresa no âmbito de um convênio entre empresa, UFOP e UNESP. O projeto se concentra em simulação computacional, utilizando métodos de primeiros princípios e/ou dinâmica molecular clássica ou quântica, com programas como o Quantum Espresso, VASP, LAMMPS, entre outros. Requisitos para os candidatos incluem doutorado em Física, Física de Materiais, Engenharia de Materiais ou áreas afins, com experiência comprovada em pesquisa na área de simulação computacional de materiais. Fluência em inglês, habilidades de trabalho em equipe e capacidade de publicar resultados em periódicos de alto impacto também são essenciais. Além disso, é necessário ter disponibilidade para trabalhar em Ouro Preto/MG.

As inscrições serão realizadas de 05/02/2024 a 19/02/2024, de maneira eletrônica via e-mail.

Os interessados devem enviar os documentos abaixo para o e-mail do coordenador do projeto, Prof. Dr. Matheus J. S. Matos (matheusmatos@ufop.edu.br). 
Documentos para a inscrição:
a) Formulário de Inscrição;
b) Uma foto 3x4;
c) Cópia da Certidão de Nascimento ou de Casamento;
d) Cópia do CPF e da Carteira de Identidade;
e) Comprovante de quitação com o serviço eleitoral e com as obrigações militares, e, em caso de estrangeiro, comprovação de regularidade da estadia no país;
f) Cópia do diploma de graduação, mestrado e doutorado ou ata de comprovação da
aprovação;
g) Cópia do CV Lattes atualizado e comprovado;
h) Carta do candidato descrevendo as qualificações que o credenciam a pleitear a bolsa de pós- doutorado;
i) Uma carta de recomendação;
 

Acesse o EDITAL