OPORTUNIDADE! Processo Seletivo de bolsista para o Programa de Pós-Doutorado

Setembro 25, 2023

Processo Seletivo de bolsista para o Programa de Pós-Doutorado (PDPG-POSDOC/CAPES 2022)

O Programa de Pós-Graduação em Ciências – Área de Concentração: Física de Materiais (FIMAT) da Universidade Federal de Ouro Preto torna pública a abertura das inscrições para o processo seletivo de bolsista do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Pós-Doutorado Estratégico (CAPES), para realização de estágio pós-doutoral no FIMAT.

É exigido do candidato à bolsa do PDPG-POSDOC atender aos seguintes requisitos:

a) Ser brasileiro ou estrangeiro com visto temporário ou permanente no País;

b) Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares;

c) Possuir currículo que demonstre capacitação para atuar no desenvolvimento do projeto;

d) Dedicar-se integralmente e exclusivamente às atividades do projeto;

e) Não ser aposentado;

f) Não ser beneficiário de outra bolsa de qualquer natureza;

g) Ter obtido o título de doutor há, no máximo, 5 (cinco) anos.

Exige-se que o bolsista:

a) Elabore o Relatório de Atividades Anual a ser submetido à aprovação do Programa de PósGraduação e encaminhe o Relatório Final em até 60 (sessenta) dias após o encerramento da respectiva bolsa;

b) Dedique-se às atividades do projeto;

c) Restitua à CAPES os recursos recebidos irregularmente, quando apurada a não observância das normas do PNPD, salvo se motivada por caso fortuito, força maior, circunstância alheia a sua vontade ou doença grave devidamente comprovada e fundamentada. A avaliação dessas situações fica condicionada à análise e deliberação pela Diretoria Executiva da CAPES, em despacho fundamentado.

O candidato selecionado irá contribuir para consolidação do Programa de Pós-Graduação em Ciências. Deverá apresentar um perfil que o qualifique para integrar as linhas de pesquisa em Teoria de Materiais e Sistemas Estruturados e Nanoestruturados, e Simulação Computacional e Modelagem Matemática, devendo contribuir com publicações científicas, com coorientação de alunos de pós-graduação e como docente na graduação. Para isso, espera-se que o candidato tenha experiência comprovada em cálculos de primeiros princípios em nanomateriais, sendo particularmente versado no formalismo da Teoria do Funcional da Densidade.

Inscrições:

As inscrições serão realizadas de 25 de Setembro a 20 de Outubro de 2023, de maneira eletrônica via email secretaria.fimat@ufop.edu.br. Todos os documentos descritos no item abaixo devem ser anexados ao corpo da mensagem.

1. Documentos para a inscrição

1. Requerimento em formulário próprio (disponível em www.fimat.ufop.br);

2. Uma foto 3x4;

3. Cópia da Certidão de Nascimento ou de Casamento;

4. Cópia do CPF e da Carteira de Identidade;

5. Comprovante de quitação com o serviço eleitoral e com as obrigações militares, e, em caso de estrangeiro, comprovação de regularidade da estadia no país;

6. Comprovação do título de doutor (diploma ou ata de comprovação da aprovação);

7. Cópia do CV Lattes atualizado e comprovado;

8. Carta do candidato descrevendo as qualificações que o credenciam a pleitear a bolsa de pós- doutorado;

9. Proposta de trabalho (até 1000 palavras) que contemple a atuação docente nos cursos de graduação com envolvimento do Departamento de Física e na pesquisa na área de concentração do PPG Ciências.

Mais informações sobre o processo seletivo, incluindo a ficha de inscrição, encontram-se disponíveis no EDITAL.