FMT119 - Teoria Eletromagnética dos Materiais

Semester:

N/A

EMENTA

Introdução à análise vetorial. Campos vetoriais. Eletrostática elementar: Lei de Coulomb e Lei de Gauss. Potencial eletrostático e a equação de Poisson. Campos macroscópicos e eletrostática em meios materiais: meios lineares e não-lineares. Magnetostática elementar: Leis de Biot-Savart e Ampére. Materiais magnéticos: ferromagnetismo e paramagnetismo. Eletrodinâmica: Lei de Faraday. Correção de Maxwell-Ampére e Equações de Maxwell. Energia Eletromagnética.

OBJETIVOS

Proporcionar aos estudantes uma visão abrangente dos princípios fundamentais da teoria eletromagnética e suas aplicações básicas.  Especial ênfase será dada à propagação e absorção de campos elétricos e magnéticos em meios materiais. Ao final do curso, os estudantes deverão adquirir uma visão crítica acerca da interpretação (tanto qualitativa quanto quantitativa) de fenômenos eletromagnéticos em meios materiais.

CALENDÁRIO

Agosto 2019 - Dezembro 2019

METODOLOGIA

Aulas teóricas expositivas e aulas práticas voltadas à solução e discussão de problemas clássicos da teoria eletromagnética pelos estudantes.

AVALIAÇÕES

A avaliação  se dará com base na resolução de exercícios e apresentação de questões e/ou seminários em sala de aula.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1. John D. Jackson, Classical Electrodynamics, 4 ed., John Wiley, 1999.
  2. David J. Griffiths, Introduction to Electrodynamics, 3 ed., Prentice-Hall, 1999.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1. L. D. Landau e E. M. Lifshitz, Electrodynamics of Continuous Media (Volume 8), 2 ed., Pergamon Press, London, 1960.
  2. D. Fleisch, A student’s guide to Maxwell’s Equations, 1 ed., Cambridge University Press, 2008.
  3. W. Greiner, Classical Electrodynamics, Springer, 1998.
  4. John R. Reitz, Frederick J. Milford, Robert W. Christy, Fundamentos da Teoria Eletromagnética,  31 ed., Elsevier Editora, 1982.

teoria_eletromagnetica_materiais_fimat_proposta_de_thiago_colla.doc306 KB