Seminários da Pós-Graduação - FMT103

Repeats every week every Thursday until sab jul 14 2018

Location:

SALA DE SEMINÁRIOS DO DEFIS

O palestrante é o professor da UFMG Gabriel Franco. O professor Gabriel possui Bacharelado em Física pelo Instituto de Física e Química de São Carlos (USP, São Carlos) (1978), mestrado em Física pelo Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais (1981), doutorado em Astronomia pelo Observatório da Universidade de Copenhague (Dinamarca) (1989) e pós-doutorados no Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (Portugal) (1999) e Observatoire Midi-Pyrénées (Toulouse, França) (2005/2006) . Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal de Minas Gerais e bolsista de produtividade do CNPq. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astrofísica do Meio Interestelar e Formação Estelar, atuando principalmente nos seguintes temas: meio interestelar, fotometria, polarimetria, espectroscopia, e estrelas Ae/Be de Herbig.

Segue abaixo o tema e resumo da palestra.

TEMA: A pesquisa em Astrofísica no Brasil

Prof. Dr. Gabriel Franco
Universidade Federal de Minas Gerais

Após apresentar a infraestrutura observacional à qual a comunidade astronômica brasileira tem acesso, discutirei um pouco sobre as áreas e possibilidades de pesquisa em astrofísica no país. Como exemplo, falarei sobre a pesquisa feita pelo nosso grupo no Departamento de Física da UFMG.

DATA: 19 DE ABRIL DE 2018
HORÁRIO: 10: 10 AS 12:00